O que é o SaaS?
A modalidade de serviços (Software as a Service) torna possível o consumo de uma robusta Plataforma Analítica para Pricing e Planejamento da Demanda de sem precisar instalar, manter e atualizar hardware ou software, isto é, sem a necessidade de nenhum dos recursos requeridos em um projeto on premisse, exigindo apenas um dispositivo comum conectado à internet, tal como um notebook, celular entre outros.
O modelo SaaS (Software as a Service) é uma tendência muito forte no mundo. Segundo a Mckinsey, o mercado SaaS atingirá quase U$200 bilhões até 2024.
Este modelo é tão popular, pois permite a utilização de um software como serviço. Em outras palavras, basta adquirir o direito de usufruir do serviço oferecido, acessá-lo via navegador e focar em seu negócio, o fornecedor é quem se preocupa com a infraestrutura, disponibilidade e manutenção do produto.
Benefícios do SaaS
Redução de Custos
Com o modelo SaaS, você utiliza de toda a sofisticação dos modelos tradicionais de software e ainda reduz custos ao passo em que não precisa comprar nenhuma licença, adquirir uma infraestrutura para a instalação do produto ou capacitar profissionais para mantê-lo, isto é, todo o sistema já vem instalado e a manutenção é por conta do provedor do serviço.
Alta Disponibilidade
Graças a infraestrutura na nuvem, o serviço possui alta disponibilidade, possibilitando o acesso à partir de qualquer computador ou dispositivo conectado à internet, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Contratação por Módulos
O modelo SaaS permite ofertar soluções separadamente, chamados de módulos. Os módulos disponibilizam funções diferentes conforme as necessidades e orçamento de sua empresa no momento da contração.
Além disso, é possível fazer um upgrade e contratar outros módulos a qualquer momento.
Assistência Remota
Basta abrir um chamado junto ao fornecedor para receber todo o suporte necessário. Além disso, a assistência é feita remotamente, possibilitando maior rapidez na resposta de problemas.
Segurança
Para muitos, o item mais importante ao se analisar um serviço na nuvem é a segurança. Portanto, existem diversos mecanismos de segurança que asseguram as conexões, tais como controle de acesso de usuários, criptografia na transmissão de dados e conexões via VPN. Além disso, no caso de perda ou roubo do dispositivo utilizado para consumir o serviço, todos os dados estão na nuvem e não na máquina local.
Para se aprofundar um pouco mais nesse item, recomendamos a leitura do artigo “Securing software as a service“ da consultoria Mckinsey.
Conclusão
Todos esses benefícios fazem do SaaS uma alternativa extremamente viável para empresa de todos os tamanhos, substituindo altos investimentos com software por investimentos que se enquadram com o planejamento do negócio.